O fechamento de teatros, museus, casas de show e outros espaços culturais não freou a criatividade e a produção dos artistas paranaenses no último ano. Grande parte do trabalho cultural produzido no Estado durante a pandemia da Covid-19 agora ficará disponível gratuitamente para o público, através do portal Paraná Cultura (www.prcultura.pr.gov.br).

A plataforma multimídia foi lançada nesta terça-feira (22) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e reúne mais de mil vídeos de música, artes cênicas e cinema, além de livros, oficinas e podcasts. Também disponibiliza os espetáculos e produções das principais companhias e espaços culturais do Estado, como peças do Balé Teatro Guaíra e apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná.

A solenidade no Teatro Guaíra, em Curitiba, marcou ainda o lançamento da Bolsa Qualificação – Lei Aldir Blanc 2021. O programa vai ofertar 12 mil bolsas de R$ 3 mil a trabalhadores do setor cultural, além de cursos de qualificação em políticas públicas de incentivo à cultura. O curso de extensão, na modalidade de ensino a distância (EaD), será oferecido Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com vagas proporcionais para cada região do Estado.

O governador Ratinho Junior destacou que ambas as iniciativas dão um suporte a um dos setores mais afetados pelas restrições impostas pela pandemia. “Essa plataforma de streaming vai reunir a produção audiovisual do Estado, dando oportunidade a qualquer pessoa, dentro e fora do País, de acompanhar o que é produzido no Paraná por nossos produtores, cineastas, documentaristas e artistas paranaenses”, salientou.

“O Paraná Cultura é um registro de tudo o que os artistas produziram no período de isolamento, que o Estado apoiou por meio de editais de incentivo. Mais do que uma vitrine, é também um registro histórico do que foi produzido no Paraná durante a pandemia, como os artistas viram e se expressaram”, afirmou a superintendente estadual de Cultura, Luciana Casagrande Pereira. “É a forma de mostrar ao público, agora por meio do streaming, o que foi produzido dentro de casa”. 

O secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Debiasi, destacou que a proposta aproxima ainda mais os artistas de seu público. “Tem uma frase que diz que o artista tem que estar onde o povo está. E, nos últimos anos, as pessoas estão migrando para o meio digital, consumindo o conteúdo audiovisual pelas plataformas de streaming”, disse. “E o artista paranaense estará também agora junto com seu público. A ideia do Paraná Cultura é disponibilizar conteúdos de qualidade para a população, que vai prestigiar mais esse espaço”.

PLATAFORMA – Criada pela Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura, por meio da Superintendência Geral da Cultura, e desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), a iniciativa busca dar voz à produção cultural em um dos momentos mais desafiadores para o setor.

Os conteúdos apresentados foram selecionados e adquiridos pelo Estado por meio de editais viabilizados com verbas do Tesouro e da Lei Aldir Blanc, e ficarão disponíveis gratuitamente para o público.

Luciana Casagrande explicou que a ideia é continuar alimentando a plataforma com novas produções e também trabalhos consagrados do audiovisual paranaense. “Tudo o que vier a ser produzido daqui para frente também ficará nessa plataforma. Já licenciamos vários produtos de audiovisual para poder incluir. E faremos mais editais. É uma plataforma viva que continuará sendo alimentada ao longo do tempo”, afirmou.

Para o presidente da Celepar, Leandro Moura, a ferramenta é mais uma forma de apoiar a cultura do Estado. “Sempre fomos grandes incentivadores culturais da nossa terra, disponibilizando recursos financeiros pelas leis de incentivo. Agora, com essa plataforma, utilizamos a tecnologia para valorizar as mais diversas produções culturais, pois acreditamos que a arte muda as pessoas e as pessoas transformam o mundo”, disse.

PRESENÇAS – Também acompanharam a solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; o superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; e o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.

Fonte: AEN