Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu participaram na tarde de segunda-feira, 21, de uma reunião técnica do Grupo de Trabalho do Plano Estadual Ferroviário, que aconteceu em Curitiba. Em pauta esteve o projeto da Nova Ferroeste, que vai conectar Paranaguá a Maracaju (MS), tendo previsto ainda um ramal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

O prefeito Motta, e os secretários de Administração, Marcelo Martins de Castro; de Indústria, Comércio e Turismo, Valcir Teixeira; e de Planejamento, Gunnar Henrique Guedes; o vereador Raulique Farias, estiveram presencialmente no encontro, enquanto que o vice-prefeito, Claudio Rodrigues, participou da reunião de maneira remota, acompanhado de representantes do comércio, da indústria e do agronegócio, na sala de reuniões da prefeitura.

Também participaram do encontro, o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o deputado estadual, Hussein Bakri; gestores de outros 8 municípios do Oeste do Paraná, além de técnicos da Secretaria de Infraestrutura.

No encontro, foram apresentados detalhes do projeto da Nova Ferroeste, que terá 1.285 quilômetros de extensão, com capacidade para a movimentação de 26 milhões de toneladas no primeiro ano de funcionamento.

A expectativa é que os estudos de viabilidade sejam finalizados em setembro, e os estudos de impacto ambiental em novembro. Com isso, a ideia é colocar a ferrovia em leilão na Bolsa de Valores de São Paulo logo na sequência. O consórcio que vencer a concorrência será também responsável pelas obras, com custo estimado de R$ 25 bilhões.

Aproveitando a ida até a secretaria de Infraestrutura e Logística, o prefeito Motta, se reuniu com Sandro Alex, que se comprometeu a em breve estar no município anunciando investimentos para São Miguel do Iguaçu.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL