O Detran Paranárealiza nesta segunda-feira (12.07) a audiência pública do projeto de concessão dos pátios veiculares. O encontro será virtual. Esta audiência ocorre depois do evento online para explanação sobre o edital do projeto, realizado nesta semana, e em paralelo com a consulta pública, que encerra no dia 20 de julho.

 A audiência pública é uma reunião entre os interessados em participar do processo de licitação e as equipes que fazem parte do projeto do Detran-PR, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), e da Superintendência Geral de Parcerias (SGPAR), vinculada à Secretaria estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, para discutirem a minuta do edital, anexos e documentos complementares.

Esta audiência pública pode ser assistida por qualquer pessoa por meio destes links tvb3.com.br/Home e bityli.com/b19lv.l,  que também podem ser usados para apresentar manifestações via chat.

Os interessados em apresentar manifestação, devem se credenciar previamente por meio do e-mail concessao.patios@detran.pr.gov.br. O tempo para manifestação será de 10 minutos.

EDITAL – O edital do projeto de concessão dos pátios veiculares visa a seleção das propostas mais vantajosas destinadas à concessão para a prestação de serviços públicos de implantação, operação, manutenção e gestão dos pátios veiculares integrados no Paraná.

É uma concessão comum, com prazo de 20 anos, em dois lotes, com um total de 44 pátios, o que cobre 80% do volume de apreensões atual de veículos, feitas em  operações da Polícia Militar e do Detran, ou em razão de ocorrência de trânsito.

BENEFÍCIOS - A previsão é que, com a concessão, haja benefícios, como o acondicionamento de forma correta dos veículos apreendidos, o que evita a contaminação do solo e ajuda a reduzir zoonoses e proliferação de insetos, como o mosquito que transmite a dengue.

Uma parte do valor economizado com a concessão será destinada pelo Detran-PR para fortalecer medidas de educação no trânsito. Mais de 500 policiais militares, que hoje trabalham na organização e guarda destes pátios, poderão voltar para a atuação nas ruas. Além disso, a concessão deverá promover um funcionamento eficaz do sistema de apreensão, guarda e leilão de veículos.

Fonte: AEN