O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quinta-feira (19) com o presidente da CNH Industrial, Vilmar Fistarol, e demais diretores da empresa para começar a delinear projetos visando aumentar a conectividade no campo. O encontro ocorreu de forma virtual.

A intenção, explicou o governador, é criar mecanismos para levar internet de qualidade para as zonas rurais do Paraná, com foco na diminuição de custos, ampliação da produtividade e evolução dos indicadores sociais, especialmente nas regiões com baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “A New Holland é um patrimônio do Paraná. Estamos criando, juntos, condições para ampliar a parceria e melhorar a vida de quem mora e trabalha no campo, base econômica do nosso Estado”, afirmou Ratinho Junior.

Uma das possibilidades em estudo, destacou o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, é a utilização de crédito presumido de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) como parte do financiamento do projeto, que vai envolver também uma empresa de internet móvel. “O ambiente para investimentos no Paraná é extremamente favorável, com transparência e a máxima disposição do Governo do Estado em colaborar. Agora é buscar caminhos operacionais para fazer acontecer”, destacou.

MÁQUINAS – Estão em andamento, também, estudos para uma parceria no desenvolvimento de máquinas agrícolas com tecnologia embarcada, movidas a biometano, priorizando a energia limpa. “As equipes da CNH e do Estado vão se reunir e encontrar os melhores caminhos para viabilizar essas operações”, disse o presiente da CNH Industrial. “É algo que vai além da questão econômica. Terá influência no desenvolvimento educacional, com alunos e escolas rurais passando a contar com uma internet rápida e confiável”, acrescentou o vice-presidente da New Holland, Rafael Miotto.

EMPRESA – A New Holland Agriculture possui três fábricas no Brasil: em Curitiba, Sorocaba e Piracicaba, ambas no interior de São Paulo, além de uma fábrica em Córdoba, na Argentina. As três plantas brasileiras empregam cerca de 4.400 colaboradores.

A unidade da capital paranaense, que este ano vai completar 46 anos, possui 750 mil metros quadrados, emprega 2.145 funcionários e tem capacidade instalada para montar 100 tratores, 12 colheitadeiras e 14 plataformas de colheita por dia.

PRESENÇAS – Participaram também da reunião o diretor financeiro da CNH Industrial, Elias Mendes; o diretor digital da empresa, Gregory Riordan; e o diretor de Relações Institucionais, Alexandre Bernardes.

Fonte: AEN