O Dia da Árvore e também Dia Internacional da Paz, comemorado em 21 de setembro, foi marcado por homenagens e ações educativas e ambientais em São Miguel do Iguaçu.

Uma das ações foi a criação do Bosque das Lembranças, para homenagear as vítimas da Covid-19 no município. Por meio de uma parceria entre o Governo Municipal e o Lions Clube de São Miguel do Iguaçu, foram plantadas 75 árvores, simbolizando os munícipes que acabaram sendo vítimas da doença que assola todo o mundo.

O Bosque das Lembranças está localizado no Terminal Turístico Balneário Ipiranga, na área recém-revitalizada para ser transformada em estacionamento, ao lado do píer e da pista de velocross.

Na tarde de terça-feira, 21, o prefeito Motta, os secretários municipais de Meio Ambiente, Márcio Rogério Zanoni, e de Cultura, Esporte e Lazer, Sandro Alexandre, o chefe de gabinete, Jones Márcio de Souza, o diretor de Meio Ambiente, João Everaldo Alexandre Costa, a presidente do Lions Clube, Angela Dalazen Zorzeto e o esposo, Carlos Zorzeto, estiveram realizando um ato simbólico para o início do plantio das árvores. Também esteve participando a senhora Sheila Stela Kurschner, que perdeu o marido recentemente, vítima da Covid-19, representando as famílias que perderam entes queridos para a doença.

O plantio foi marcado por um momento de oração, além de muita emoção e esperança para que possamos superar o quanto antes essa pandemia.

Ao longo de toda à tarde, o prefeito Motta, e o chefe de gabinete, Jones de Souza, literalmente colocaram a mão-na-massa e auxiliaram os servidores municipais no plantio de todas as árvores. Na sequência, o Lions Clube vai confeccionar placas com o nome de cada uma das vítimas, que serão colocadas ao lado de cada uma das árvores.

Outra ação que está sendo desenvolvida é a entrega de papéis sementes em todas as escolas e CMEI’s da Rede Municipal de Educação. Durante a manhã de terça-feira, 21, a secretária de Educação, Eliete Maria Bortoluzzi, a diretora de Educação, Solange Gamba Motta, coordenadora pedagógica, Eliane Noeli Schmmer Frazão, e a Gestora Municipal de Educação Ambiental, Jucilene Barbosa de Oliveira Frasson, estiveram na Escola Municipal Vitorino Barbiero e no CMEI Olimpia Pizzolo.

Em uma parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, está sendo desenvolvida a Campanha Educativa Integrada, que tem o tema: Biodiversidade e Restauração dos Ecossistemas. O objetivo é promover a ampla sensibilização junto à população regional sobre a importância da restauração dos ecossistemas para a conservação da biodiversidade.

Os papéis, que são biodegradáveis, ou seja, não agridem o meio ambiente, contém sementes de margarida, manjericão ou rúcula, que estão sendo entregues para todos os alunos levarem para as suas casas e realizarem o cultivo. Na Escola Vitorino, os alunos do 1º ano também realizaram o plantio de sementes.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL