A primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2022 em São Miguel do Iguaçu foi realizada na manhã de quarta-feira, 26, na sala de reuniões do Paço Municipal. O encontro marcou a abertura do Censo no município e a formação da comissão de acompanhamento dos trabalhos que tem como presidente, Alexandro José Castagnaro, coordenador de Área do Censo do IBGE. O presidente de honra é o prefeito municipal, Boaventura Manoel João Motta.

Essa comissão, inicialmente, é formada por membros do Executivo e Legislativo e, posteriormente, serão chamados representantes da sociedade. “Eles terão a missão de auxiliar durante todo o processo do Censo, além de recepcionar os recenseadores visando atingir plenamente os objetivos dos trabalhos”, contou Castagnaro.

O IBGE vai realizar as provas dos candidatos inscritos para trabalhar no Censo no dia 10 de abril. Serão 25 recenseadores para São Miguel do Iguaçu, além de 01 agente censitário municipal e 02 supervisores. O município cedeu uma sala junto à Rodoviária Municipal que servirá de local para o trabalho da equipe e o posto de coleta de todo o Censo.

O Censo 2022 já possuiu um hotsite onde toda a sociedade poderá encontrar informações sobre essa grande operação. Basta acessar o site www.censo2022.ibge.gov.br para conhecer os questionários que serão aplicados na pesquisa, assim como outras informações.

O coordenador de área do senso do IBGE informa ainda que todos os recenseadores estarão devidamente identificados com crachás e coletas do Instituto na hora de realizar os trabalhos. “Pelo número da matrícula e o nome do recenseador o morador pode acessar o site www.respondendo.ibge.gov.br e conferir se o entrevistador está na lista de funcionários do IBGE”.

No início do mês de maio está previsto o início dos trabalhos no posto de coleta dos dados de São Miguel do Iguaçu, junto à Rodoviária. O início da pesquisa será a partir de 01 de agosto. “Esperamos passar em todos os domicílios e não deixar ninguém de fora do Censo, além de realizar um levantamento de dados preponderantes para formulação de Políticas Públicas”, destacou Alexandro.

Membros da Comissão:

Presidente: Alexandro José Castagnaro(IBGE)

Presidente de Honra: Boaventura Manoel João Motta (prefeito)

Demais Integrantes: vice-prefeito, Cláudio Rodrigues; secretário de Agricultura, Marcelo Alexandre; secretário de Administração, Marcelo Martins de Castro; secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz; vereadora Juliane Dandolini e Rosani Scheffer Carlos, documentadora escolar.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL