O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das secretarias de Assistência Social; Educação; Saúde; e Cultura, Esporte, Lazer e Turismo; está realizando nesta semana ações alusivas ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000, e é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro.

O dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, ficou impune.

Nesta terça-feira, 17, a equipe da Assistência Social esteve ‘plantando’ as flores alusivas à campanha em frente ao Paço Municipal, CREAS e Conselho Tutelar e o departamento de Cultura realizou a ação no Centro Cultural Avelino Vieira. 

A flor amarela surgiu em 2009 e passou a ser o símbolo da campanha nacional a partir do ano de 2010, por lembrar desenhos da primeira infância e também associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Inclusive a secretaria de Educação está desenvolvendo diversas ações alusivas a companha ao longo do mês, sendo uma delas, a confecção das flores símbolo utilizadas nos espaços públicos. Outra ação proposta é cada escola decorar seus espaços com o tema, além da distribuição de squezzes com os canais de denúncia para alunos das escolas e CMEI’s.

Nesta quarta-feira, 18 de maio, será realizado um ato simbólico em frente ao Paço Municipal, a partir das 09h00, com a presença de autoridades e de alunos do município, para marcar a data.

Também, ao longo desta semana, a equipe da secretaria de Assistência Social, através do CREAS, CRAS, Casa Lar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar, estará realizando blitz educativas nas entradas dos colégios e na Rua Farroupilha, com entrega de materiais informativos, divulgando os canais de denúncia a toda sociedade.

Confira a programação completa:

18/05- 09h00: Ato simbólico em alusão ao 18 de maio em frente a prefeitura
18/05 à 20/05 – Blitz educativa na Rua Farroupilha

Blitz educativa em frente aos Colégios Estaduais:

17/05 – 11h30 e 12h45 – Parigot de Souza e Dom Pedro
18/05- 11h30 e 12h45- Nestor e Castelo Branco
19/05- 11h30 e 12h45- Coelho Neto e Santa Rosa

Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI) também está sendo realizada a distribuição dos cartazes da campanha no comércio do município, intensificando ainda a distribuição da mensagem para comunidade.

Além disso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – adolescentes e idosos confeccionaram cartazes alusivos a campanha que estão sendo expostos no Paço Municipal.

O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

Portanto denuncie, Faça Bonito, disque 100!!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL