O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, foi marcado por uma cerimônia realizada na manhã desta quarta-feira, no Paço Municipal, contando com a presença de autoridades, professores, estudantes e profissionais envolvidos com a causa.

As lideranças destacaram a importância da data e o envolvimento da comunidade são-miguelense em ações de mobilização, informação e convocação para toda a sociedade participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é referência na oferta de trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco e realiza o acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência física, psicológica, negligência e violência sexual.

No município de São Miguel o CREAS registrou em 2019 quarenta solicitações de acompanhamentos à crianças/adolescentes por violência sexual; 2020 foram 47 e em 2021 um total de 28. “Longe de ser realidade, a queda dos registros de abuso sexual contra crianças e adolescentes em 2021 ainda é reflexo da pandemia, cenário que favoreceu para que a maioria das vítimas ficasse isolada com seus agressores, já que na maioria dos casos a violência sexual é cometida por alguém que mantém laços consangüíneos ou afetivo com a criança”, conta a secretária de Assistência Social, Adriana da Silva Motta.

Durante a cerimônia no Paço Municipal foi apresentada uma peça de teatro com fantoches, desenvolvida pelo departamento de Cultura. A peça tem por objetivo chamar a atenção de crianças, de maneira lúdica, sobre a prevenção à violência sexual. Ela foi filmada e continua sendo divulgada e disponibilizada pelas mídias sociais do município para que pais e professores possam utilizá-la como ferramenta para abordar o assunto com as crianças.

Um ato simbólico foi realizado pelas crianças presentes no evento com o ‘plantio’ de uma flor amarela, símbolo da campanha. Elas representaram os alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS), escolas municipais, estaduais e particulares da cidade. “Esse ato representa o compromisso do Governo Municipal e da sociedade na luta e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso município”, disse o prefeito Boaventura Motta.

A programação, que compreende uma ação conjunta da secretaria de Assistência Social através do CREAS, CRAS, Casa Lar, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Conselho Tutelar está realizando blitz educativas nas entradas dos colégios e na Rua Farroupilha com entrega de materiais informativos, divulgando os canais de denúncia. A secretaria de Educação vem realizando durante todo o mês atividades com os alunos para que eles aprendam a identificar situações de abuso.

Com apoio da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI) também está sendo realizada a distribuição dos cartazes da campanha no comércio do município, intensificando ainda a distribuição da mensagem para comunidade.

Além disso, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – adolescentes e idosos confeccionaram cartazes alusivos à campanha que estão sendo expostos no Paço Municipal.

O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”, quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil.

Portanto denuncie, Faça Bonito, disque 100!!

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL