Nova ponte Brasil-Paraguai está 90% concluída; obras no lado paraguaio estão atrasadas

Projeto busca desafogar tráfego da Ponte da Amizade, e ligará Foz do Iguaçu à cidade paraguaia Presidente Franco. Faltam apenas 17 metros para que obra seja concluída.

Faltam cerca de 17 metros para a conclusão da obra da segunda ponte que ligará Brasil e Paraguai. A Ponte Internacional da Integração vai ligar Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, à cidade paraguaia de Presidente Franco.

A previsão é a obra ser concluída até o fim do ano. Porém, a abertura para a passagem dos veículos poderá demorar mais tempo. Isso porque o acesso do lado paraguaio ainda não está pronto (veja outros detalhes mais abaixo).

Além disso, estruturas como a da aduana - onde devem ficar os fiscais e agentes de controle da fronteira - ainda não começaram.

A licitação para a aduana, por exemplo, saiu nos últimos dias e a empresa vendedora tem até um ano para concluir o projeto.

O engenheiro responsável pelas obras complementares no Paraguai, Hugo Arce, disse à RPC que o trânsito não será liberado assim que a ponte ficar pronta. A justificativa dele é haver diferença no cronograma de obras fundamentais numa ligação internacional.

"Basicamente há uma pequena defasagem na combinação dessas obras civis que vão permitir a união. Também não podemos esquecer que temos que executar as obras civis dentro da ANP, a Administração Nacional de Porto (entidade do Paraguai), onde os veículos vão fazer todos os trâmites aduaneiros," explicou o engenheiro.


Fonte: RPC Foz do Iguaçu







Deixe seu Comentário