A Polícia Rodoviária Federal (PRF) terá uma nova unidade operacional para os trabalhos desenvolvidos na região de fronteira, que abrange a delegacia de Foz do Iguaçu. A estrutura será construída na BR-277, em São Miguel do Iguaçu, nas proximidades da praça de pedágio.

Na manhã desta quinta-feira, 11, o inspetor-chefe da delegacia da PRF de Foz, Marcos Pierre Carvalho, esteve no gabinete do prefeito Boaventura Motta apresentando o projeto da nova construção para a equipe do Governo Municipal.

A reunião teve por objetivo, além de apresentar o projeto e a forma de atuação da PRF após a nova base estar concluída, também solicitar apoio do município nos trâmites burocráticos necessários para viabilização da construção. ‘São Miguel foi escolhida pela estrutura do local onde será implantada a unidade e pela boa receptividade do poder público para que esse projeto venha a ser implantado no município’, explicou Pierre.

A nova unidade terá cobertura da pista na BR-277, possibilitando assim que o trabalho possa ser realizado 24 horas por dia, será uma unidade blindada, com estrutura de apoio ao usuário, inclusive com atendimento pré-hospitalar, heliponto para pouso de decolagem de aeronaves policiais e de atendimento aero médico, além da instalação de equipamentos de alta tecnologia, que permitirão um trabalho conjunto com outras forças de segurança federais, estaduais e municipais.

‘É uma estrutura diferenciada. Hoje no Brasil não tem nenhuma estrutura com esse suporte que teremos aqui. Uma unidade tecnológica, com todo o apelo ambiental, para fornecer toda a estrutura para gerar uma sensação de segurança na região’, destacou Pierre.

O prefeito Boaventura Motta, garantiu que o Governo Municipal vai prestar todo o apoio necessário nas ações que cabem ao município e comemorou o fato de São Miguel ser a sede da conquista desse importante reforço para a segurança regional. ‘Já pedimos para os secretários darem todo o apoio que for possível para agilizar tudo o que tiver ao nosso alcance e possibilitar que a obra saia logo do papel. Somos um município de pessoas do bem, que se preocupam com a segurança. Essa nova sede vai ser muito importante, pois quanto maior e eficiente for o trabalho de fiscalização, mais longe a bandidagem vai passar’, destacou.

‘Há dois anos o trabalho esteve concentrado na construção de uma Casa de Custódia, o que graças a Deus não deu certo. Agora está sendo trabalhado esse projeto que vai ser um marco, que vai trazer muito mais segurança não só para São Miguel, mas para toda a região!’, lembrou o vice-prefeito, Claudio Rodrigues.

A previsão é de que o projeto executivo, que está sendo desenvolvido em parceria com a Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, seja concluído neste mês de agosto e que a licitação seja realizada até o final de 2022. A expectativa é de que os trabalhos de construção tenham início no primeiro trimestre de 2023.

Durante a reunião também foram debatidas questões relacionadas ao trânsito na BR-277, no perímetro de São Miguel do Iguaçu, em especial três pontos críticos onde são registrados muitos acidentes. ‘Nos preocupam muito os trevos de saída para Foz e Medianeira e o da comunidade Cacic, locais onde acontecem muitos acidentes. Com essa conversa de hoje tivemos uma boa orientação para buscar alternativas que possam ajudar a evitar os acidentes’, relatou o secretário de Assuntos Comunitários, Segurança e Trânsito, Alexandro Alcará.

Também foram apresentadas outras ações de segurança púbica que estão sendo trabalhadas pelo Governo Municipal, como por exemplo, o projeto de monitoramento com câmeras de segurança espalhadas pela cidade e interior.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL