ANTT acompanha obras da Ponte da Integração durante visita técnica à fronteira

A novidade ligará o Brasil ao Paraguai, permitindo desafogar o trânsito na Ponte da Amizade e melhorar o transporte internacional de cargas.Nesta semana (de 30 de agosto e 2 de setembro), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visitou algumas das principais fronteiras da Região Sul do Brasil. O destaque da visita técnica ocorreu em Foz do Iguaçu, onde a equipe foi acompanhar as obras da nova Ponte da Integração, que ligará o Brasil ao Paraguai, permitindo desafogar o trânsito na Ponte da Amizade e melhorar significativamente o transporte internacional de cargas. As obras estão em fase de conclusão, restando apenas poucos metros do vão central a serem concluídos.

Num primeiro momento, a intenção é que a ponte se utilize de acessos provisórios, que, no lado brasileiro, será feito para permitir a utilização da aduana existente na Ponte Tancredo Neves. Esse acesso terá cerca de 3 quilômetros, e permitirá que, quando for inaugurada, a nova ponte receba veículos de carga em lastre em direção ao Paraguai, bem como veículos de passeio.


Ainda que a conclusão de todos os serviços relacionados à Ponte da Integração esteja prevista para os próximos dois anos, a inauguração esperada para os próximos meses, ainda em 2022, será um grande marco para a ligação fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai, e beneficiará indiretamente outros países também.

Demais pontos da visita técnica

Além das obras da Ponte da Integração, em Foz do Iguaçu, a ANTT cruzou a fronteira da Argentina com o Brasil na Ponte Tancredo Neves, a partir de Puerto Iguazú. Foz do Iguaçu tem uma importância tamanha para as questões internacionais por estar localizada a Tríplice Fronteira na cidade paranaense, onde Brasil faz fronteira com Argentina e Paraguai.

Na manhã do dia 1º de setembro, a Agência visitou a Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai, ligação de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este. A famosa ponte apresenta um nível elevado de saturação em razão do tráfego não somente de veículos de carga e passageiros, mas também de veículos de passeio e de pedestres. Apesar da proximidade, não há ligação direta da Argentina com o Paraguai nesse ponto, sendo necessário que o trânsito entre ambos os países passe pelo Brasil, envolvendo, assim as Pontes da Amizade e Tancredo Neves.

A ANTT também se reuniu com transportadores na sede do Sindicato dos Transportadores de Foz do Iguaçu e Região - SINDIFOZ, a fim de promover o diálogo com foco no transporte internacional de cargas.

Além disso, a Agência visitou as instalações do Porto Seco da Multilog em Foz do Iguaçu/PR, que é o maior do país. No mês de agosto, houve um recorde de operações de importação e exportação, cujo volume chegou a quase 19 mil. 


Fonte: Assessoria ANTT

Fotos: Divulgação ANTT







Deixe seu Comentário