Time joga contra o CSA nesta terça e contra o Londrina no sábado com possibilidade de se aproximar de retorno à primeira divisão

O Grêmio entra em campo nesta terça-feira, contra o CSA, às 19h, e começa uma semana decisiva para atingir o principal objetivo da temporada e retornar à elite do futebol brasileiro. A seis rodadas do fim da Série B, a equipe joga nesta noite na Arena e no sábado, diante do Londrina, no Estádio do Café, com chance de garantir o "acesso virtual".

Vindo de derrota para o Sampaio Corrêa no Maranhão, o Grêmio enfrenta nesta terça um confronto tratado como decisivo, principalmente pelo bom desempenho em casa, onde construiu a maior parte da campanha de retorno à Série A.

Renato disse após o revés em São Luís que o Grêmio "não necessariamente prioriza os jogos em casa". No entanto, o que a realidade mostra é um time forte na Arena, com quase 80% de aproveitamento, e mais frágil fora, com apenas duas vitórias em 16 jogos. São 12 triunfos no mesmo número de partidas em Porto Alegre.

Neste momento, o Grêmio ocupa a segunda posição na tabela, com 53 pontos, seis a mais que o Ituano, em quinto lugar e primeiro time fora do G-4. Os paulistas enfrentam o já campeão Cruzeiro, no Mineirão, na quarta-feira, em jogo que encerra a 33ª rodada da Série B.

Ainda que não se fale externamente em quando o clube vai confirmar o acesso, é possível projetar possibilidades, conforme o desempenho do Grêmio a cada rodada em comparação aos principais concorrentes.

Pelo aproveitamento atual do Ituano, de 49%, a projeção de pontos até o fim do campeonato é próximo de nove. Somados aos 47 que a equipe possui, chegaria a 56, três a mais do que o Grêmio possui neste instante.


Por este cenário, vitória contra o CSA e simples empate em Londrina seriam suficientes para, ao menos, garantir virtualmente o acesso - faltaria ainda mais uma rodada para matematicamente fechar a conta. O Grêmio, aliás, é o time que mais empatou fora de casa na Série B, com nove.

A projeção, claro, pode mudar de rodada para rodada, ainda mais pelo alto número de equipes que se aproximaram do G-4. O pelotão logo abaixo do Vasco, o quarto colocado, está embolado. Do Ituano ao Sampaio Corrêa, o nono, a diferença é de apenas dois pontos (47 a 45).

Isso, de certa forma, afeta diretamente as pretensões gremistas, visto que o comparativo sempre será com relação ao quinto na tabela para subir matematicamente à primeira divisão. A cada rodada, é possível que mude o "rival", que recentemente foi o Tombense e, por mais tempo, o Londrina.


Para enfrentar o CSA, Renato terá o retorno dos quatro jogadores que estiveram suspensos na partida anterior. Dois deles (Edilson e Bruno Alves) retomam a titularidade, enquanto há dúvida se Lucas Leiva começará o jogo ou se Thaciano será o escolhido. Diogo Barbosa também volta de suspensão e briga com Nicolas pela lateral esquerda.


Além deles, Geromel, Villasanti e Diego Souza, preservados do confronto no Maranhão, também retornam ao time. Kannemann será desfalque por ter atuado após três meses sem jogar. A partida nesta terça-feira na Arena acontece às 19h.


Fonte: ge.com / RS

Texto: Gabriel Gerardon

Deixe seu Comentário