Mosquito e Raul Gustavo falham, e Timão faz jogo ruim contra o Juventude, no Sul; empate pode tirar equipe do G-4 às vésperas de finais da Copa do Brasil

empate por 2 a 2 com o Juventude, nesta terça-feira, em Caxias do Sul, representou bem o saldo do jogo para o Corinthians: o técnico Vitor Pereira conseguiu se aproximar de cumprir sua meta de poupar e preservar titulares antes da primeira final da Copa do Brasil, mas viu uma atuação bem abaixo da média e falhas de alguns reservas tirarem a vitória alvinegra em Caxias do Sul.

Por um lado, Yuri Alberto fez mais um gol e mostrou que precisa de poucas chances para balançar as redes na boa fase que vive. Róger Guedes e Renato Augusto atuaram no primeiro tempo e foram poupados no segundo, enquanto Fagner fez o caminho inverso. Giuliano mostrou boa presença de área.

Por outro, porém, erros individuais comprometedores mostraram que nem todos os jogadores à disposição no banco de reservas vão entrar no mesmo nível de atuação, que haverá oscilações quando se mexe na estrutura do time e que poupar, resumidamente, tem seu preço.


Com o resultado, o Corinthians chegou aos 51 pontos e se manteve no G-4, mas pode perder essa condição se o Flamengo, justamente o rival das finais da Copa do Brasil, vencer o Internacional na noite desta quarta-feira, em casa.

Falta apenas um jogo de Brasileirão para Vitor Pereira poder, enfim, pensar apenas na primeira final da Copa do Brasil. Nesta caminhada, mais precisamente desde antes do jogo contra o Cuiabá, no último sábado, o técnico havia proposto usar time misto e descansar alguns titulares pouco a pouco.


E assim, a meta vai se cumprindo. Balbuena sequer foi ao Alfredo Jaconi mesmo tendo viajado com a delegação e Fagner, por exemplo, começou no banco de reservas. Yuri Alberto, Róger Guedes e Renato Augusto, todos substituídos contra o Cuiabá, começaram jogando.

Porém, no intervalo, Guedes e Renato já foram para o banco. Com a suspensão de Fausto, Giuliano ganhou chance no meio-campo e fez jus à vaga marcando o gol ainda no primeiro tempo. Metas do técnico que as poucos vão se cumprindo antes da decisão.

O problema é que mexer no time também gerou espaços, erros e gol... Do rival!

Embora já praticamente rebaixado à Série B de 2023, o Juventude deu trabalho ao Corinthians na etapa inicial. Conseguiu por vezes chegar bem ao ataque e teve possibilidades de finalização, incluindo uma bola de Rafinha que acertou a trave de Cássio. Coube ao Timão se defender com uma linha de zaga bastante mexida.


Do meio para frente, a equipe demorou a engrenar e pouco transformou em chances a empolgação de sua torcida na arquibancada diante do frio de Caxias do Sul. Lento na transição, o time sofreu para achar espaços e deixou o técnico português bastante insatisfeito em vários momentos.

Escalado na lateral, Fábio Santos encontrou bom cruzamento para a defesa do Juventude desviar, Gustavo Mosquito bater de canela e a bola sobrar para Giuliano. Não por sorte, mas por insistência, pois o veterano ala chegou numerosas vezes à linha de fundo.

Na impulsividade de Raul Gustavo, o Corinthians se complicou. Logo no início do segundo tempo, um erro bobo de passe do zagueiro custou caro. O Juventude, com o placar empatado, partiu ainda mais para cima do Timão e os primeiros minutos foram de desordem assustadora na zaga alvinegra.

Minutos mais tarde, seria a vez de Gustavo Mosquito influenciar diretamente no resultado ao tentar um drible mal executado dentro da área e acabar observando sentado o gol do Juventude. Displicente, o Corinthians não fez jus à arquibancada em Caxias do Sul.

Corinthians ainda poderia ter levado a virada em um contra-ataque de três jogadores contra um, que só não virou gol por causa da limitação técnica do rival.


O ponto alto fica na conta de Yuri Alberto, que não fez grande jogo, mas mostrou seu poder de decisão ao aproveitar um dos poucos momentos em que esteve com a bola nos pés para chutar de fora da área e marcar a favor do Timão. É dele a responsabilidade de fazer a diferença nas finais.


Fonte: g1.com / ge

Texto: Ana Canhedo, Caxias do Sul - RS















Deixe seu Comentário