O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da secretaria de Saúde, realizou na noite de terça-feira, 04, em parceria com a Câmara Municipal, a abertura da programação do Outubro Rosa, em evento realizado no Centro de Convivência do Idoso.

Contando com mensagens de prevenção e muita emoção, o evento teve a participação de mulheres de todas as idades que puderam acompanhar palestras sobre o Câncer de Mama e o Empoderamento Feminino, além de ouvirem os depoimentos de mulheres que se recuperaram do câncer.

O tema da campanha neste ano leva mais uma vez a mensagem: ‘Um toque de amor que pode mudar sua vida’. ‘É uma frase tão forte e bonita, que realmente precisa ser levada para nossas mulheres, por isso, decidimos realizar a 2ª edição com o mesmo tema em 2022’, explicou a idealizadora do evento, vereadora Juliane Dandoline.

A palestra sobre o Câncer de Mama foi ministrada pela médica Jéssica Dayane Antunes Irala Quintana, que passou várias orientações de prevenção e cuidados que as mulheres precisam ter para evitar e/ou detectar o quanto antes para iniciar o tratamento, caso tenham a doença. Já o Empoderamento Feminino foi abordado pela jornalista Juliane Flores e pela agricultora Eliani Aparecida Salbego Colombari, que contaram um pouco de suas histórias e desafios de desenvolver atividades em áreas até então dominadas pelos homens.

A emoção tomou conta das participantes quando foram ouvidos os relatos da Silvana Frigo e da Deysi Franceschini Piva, que se curaram do câncer e contaram a sua luta até vencerem a batalha contra a doença. ‘Estou curada há um ano e tenho mais nove anos de tratamento, mas sei que posso aproveitar a vida com muita alegria, eu renasci’, relatou Deysi.

Silvana contou que depois de participar do evento de abertura do Outubro Rosa no último ano, ligou o alerta sobre os cuidados. Segundo o relato dela, a insistência de uma amiga fez com que ela fizesse a mamografia que detectou o câncer.

‘Eu sempre gostei de cuidar dos outros, das minhas amigas, e esquecia de mim. E aquele caroço estava ali, enorme, de 8 centímetros. Eu poderia ter evitado muita coisa se eu tivesse percebido, olhado pra mim, mas não, eu me preocupava com o trabalho, os estudos, e deixava pra trás. Então se cuidem, se toquem, e vão ao médico casa apareça algum sinal’, testemunhou Silvana.

Houve ainda a apresentação das meninas da Ginástica Rítmica do município, modalidade esportiva que está sendo oferecida gratuitamente para crianças de 06 a 11 anos por meio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo. A professora Chirle da Silva aproveitou para realizar um momento de descontração, com passos de dança no ritmo da salsa.

‘Estão todas de parabéns pelo evento realizado. O Governo Municipal está junto com todas as mulheres e à disposição para tudo o que precisar para o cuidado de todas as são-miguelenses’, destacou o prefeito Boaventura Motta.

Além da conscientização com a Saúde, o evento também teve cunho social, com as participantes realizando a doação de alimentos não perecíveis, que foram repassados para o Provapar, que vai destinar os donativos para as famílias carentes do município.

OUTUBRO ROSA

Ao longe deste mês serão realizadas diversas atividades e campanhas para reforçar e facilitar o acesso das mulheres na prevenção, promoção e cuidados a saúde. Durante todo o mês de outubro serão ofertados exames ginecológicos em horários excepcionais, solicitação de exames de mamografia, ofertados exames de testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite C, hepatite B), além de orientações nas unidades de Saúde e grupos da saúde na comunidade.

Segue abaixo o cronograma dessas atividades:

– No dia 15/10/22 (sábado): as Unidades de Saúde da Família estarão abertas para realizar exames de rastreamento do câncer de colo uterino para as mulheres que ainda não conseguiram realiza-lo (Exame de Papanicolau), marcação de exame de mamografia e palestras sobre os temas do evento.

– Durante todas as semanas os profissionais de saúde estarão nas unidades dispostos a esclarecer dúvidas e fornecendo orientações sobre todos os temas pertinentes a saúde da mulher.

– Afim de oportunizar o aceso a todas as mulheres, as unidades de saúde estarão realizando marcação destes exames em horário especial. Em caso de dúvidas entrar em contato com sua unidade de saúde de referência.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MÍDIA SOCIAL