Gustavo Cabral / A12

Viva a Senhora Aparecida! Esse era o grito que ecoava no Santuário Nacional, ao final da Missa Solene que aconteceu, às 9h, neste dia 12 de outubro.


Depois de dois anos, o Santuário volta a lotar de fiéis para celebrar o dia da Padroeira do Brasil. Neste ano, ao contrário de 2021, sem restrições e sem máscaras, os devotos expressam a sua alegria e emoção de estar na Casa da Mãe Aparecida.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes e concelebrada por dom Jaime Spengler,1º vice-presidente da CNBB, dom Joércio Gonçalves, bispo emérito, Superior Provincial Missionário Redentorista, Padre MarlosPadre Marko Rupnik, artista sacro que com sua equipe é responsável pelos mosaicos apresentados nas Fachadas do Santuário, e os demais sacerdotes presentes.“Estamos aqui por causa da fé, e com fé celebremos”, assim dom Orlando iniciou a Missa Solene que reuniu milhares de devotos ao redor do Altar Central para celebrar o dia da Padroeira do Brasil.

Em sua reflexão o arcebispo de Aparecida falou sobre os caminhos de Maria, sobre vivência desta mulher que recebeu a missão de ser a Mãe do Salvador.

Maria venceu o dragão, temos muitos dragões que ela vai vencer. O dragão que é o tentador, o dragão que já foi vencido que é a pandemia, mas temos o dragão do ódio que faz tanto mal, o dragão da mentira e a mentira não e de Deus, é do maligno. O dragão do desemprego, da fome, da incredulidade. Com Maria vamos vencer o mal e vamos dar prioridade ao bem, a verdade e a justiça que o povo merece, porque o povo tem fé e ama Nossa Senhora Aparecida”.

“Com Maria, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”, este foi o tema da Novena deste ano, e durante os nove dias de novena falamos sobre percorrer os caminhos de Maria, caminhar ao lado de Nossa Senhora.

Dom Orlando falou sobre caminhar com Maria, mas lembrou que muitas vezes não nos perguntamos: “quais são os caminhos de Maria?”

“Andar nos caminhos de Maria é caminhar com aquele que é o Caminho, Jesus Cristo”.

O arcebispo refletiu sobre o caminho que Maria percorreu para a casa de Isabel, um longo caminho que ela percorreu grávida, uma estrada perigosa em que ela vai “apressadamente”, e ele relacionou com a estrada em que devemos seguir.

“A estrada da fraternidade, do serviço, da sinodalidade, da confraternização, mas também no encontro com Maria, ela nos deu a estrada do profeta, rezando magnifica e dizendo: poderosos e ricos cairão, mas Jesus não vai cair e todo o profeta deve sempre ser a voz de Jesus; e a voz da Palavra. E ela não esqueceu diante de Isabel que os famintos serão saciados, pequenos serão elevados, como ela, uma serva, foi elevada na glória do céu”.

Ser missionário é o compromisso de todo o cristão, a partir do batizado recebemos a missão de nos revestir da Palavra e espalhar o Evangelho. A Novena deste ano nos convida a caminhar com Maria para construir uma Igreja Missionária e assim como ela termos o olhar maternal com o irmão.

Dia das crianças

A Festa de Nossa Senhora Aparecida coincide com o dia das crianças e na missa Solene, após a comunhão Pe. Eduardo Catalfo falou sobre a mensagem que o Papa Francisco direcionou ao Santuário Nacional, falando sobre a proximidade do povo brasileiro e principalmente das crianças, quando pediu um olhar materno a elas.

Há muitos anos o Santuário Nacional em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Tribunal Regional da 15ª Região de Campinas e juntos atuam no projeto de erradicação do trabalho infantil.

“Acreditamos que proteger as crianças e adolescentes é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa e fraterna”.

Com o cata-vento nas mãos, pe. Eduardo Catalfo explica que o objeto simboliza a alegria, a liberdade, o jeito espontâneo de ser criança. O Catavento de cinco pontas que representa os cinco continentes e a luta contra o trabalho infantil.

Seguindo a programação do dia, a missa do meio dia, celebra o dia das crianças junto com o dia da Padroeira do Brasil.

Escrito por Lais Silva

Fonte: A12