O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, e o Lions Club realizaram no sábado, 12, o ‘São Miguel Saudável’, ação voltada para a comunidade em geral, que visou melhorar a saúde de todos os munícipes.

O evento foi no Lions Clube e teve diversas ações, entre elas: alongamentos, aferição de pressão arterial, atividade física, teste rápido, orientação nutricional, orientação médica, orientação fonoaudiológica e psicológica, além de acuidade visual (exame da visão para identificar a forma e o contorno de objetos ou imagens).

O objetivo foi a promoção da saúde e a oportunidade da comunidade realizar gratuitamente diversos testes de prevenção.

O evento objetivou ainda reforçar a importância da inclusão de uma alimentação saudável na vida das pessoas desde a infância, tendo em vista que nos últimos anos a alimentação mudou muito e passou a ser mais a base de alimentos prontos e ou industrializados, ricos em gorduras, sal e açúcar e como consequência o Brasil vem enfrentando um aumento expressivo do sobrepeso e da obesidade em todas as faixas etárias, bem como as doenças crônicas que são as principais causas de morte entre adultos.

A senhora Inês Paradizinski, 78 anos, saiu feliz do evento porque além da oportunidade de participar de todas as atividades gratuitamente, os exames foram todos normais. “Tudo de bom, Graças a Deus”.

Outra pessoa que também saiu satisfeita foi a senhora Vanda Soares, 63 anos. Ela já participa da Academia da Saúde no distrito da São Jorge e foi reforçar as ações de prevenção. “Essas ações são muito importantes para toda a comunidade. Estamos felizes”.

O evento contou não somente com mulheres, mas também com homens. O senhor João Daniel de Campos, 64 anos, está consciente da importância da prevenção da saúde. “A idade vai passando e é preciso cuidar cada vez mais e essas ações do Governo Municipal são fundamentais para isso”.   

Essa foi a 7ª edição do evento, que neste ano começou a se chamar ‘São Miguel Saudável’. “São ações já disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde, porém, de uma forma diferenciada com um café da manhã, por exemplo”, conta o diretor da Vigilância Sanitária e da Saúde Básica em Saúde, Djonathan Adamante.

A participação do Lions Clube é fundamental no sucesso do evento, que a cada edição atende mais pessoas. “É um dia feliz porque comemoramos parcerias que vão beneficiar a saúde da nossa comunidade. O Lions está sempre de portas abertas para eventos dessa natureza”, destacou o presidente da entidade, Kleber Gonçalves.

O evento atingiu plenamente seu objetivo e segundo a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz. Segundo ela, só foi possível graças as parcerias. “Governo Municipal, equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Lions Club e principalmente à comunidade que respondeu ao chamado para cuidar da sua saúde”.

A secretária informou que no próximo dia 23 de novembro haverá um evento exclusivo para os homens em alusão ao ‘Novembro Azul’. “Aqui mesmo no Lions Clube, às 19h30, vamos ter palestra com o urologista Júlio Neme falando sobre câncer de próstata”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL