O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vinculado à secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu, está realizando com os profissionais da área atividades alusivas ao ‘Janeiro Branco’, um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade.

A Equipe Multidisciplinar do NASF formada por psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogas está realizando esses encontros em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) com palestras e dinâmicas de grupo com o objetivo de prepará-los a se cuidar e consequentemente cuidar da saúde da comunidade.

“Percebemos que, principalmente após a pandemia da Covid-19, os profissionais estão esgotados e cansados e necessitam de um atendimento dessa natureza”, conta o diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante.

A ideia é levar essa atividade aos mais de 250 profissionais da saúde de São Miguel do Iguaçu. “Esse profissionais precisam de um olhar carinhoso e aproveitamos esse momento de início de ano e do ‘Janeiro Branco’ para dar uma atenção para eles porque são os que atendem diretamente a comunidade”, destacou a coordenadora da Equipe Multiprofissional, Marijane Bianchin Alves.

Os números acerca das doenças mentais assustam. Segundo dados preliminares do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, em 2018, último ano com dados disponíveis, 910 pessoas faleceram no Paraná em decorrência de problemas como depressão e transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas (como o álcool, fumo, alucinógenos e canabinóides, entre outros). “Trabalhar a prevenção disso nos profissionais da saúde em primeiro lugar é fundamental para que assim possam cuidar melhor das pessoas que procuram ajuda”, observa a psicóloga Inês Ferreira Welter.  Ela espera que essa atividade seja produtiva e com resultados satisfatórios. “Vai ser muito bom e com excelentes resultados”.

A enfermeira Naira Akemi Michels disse que quanto mais interagimos com os membros da equipe melhor serão os resultados. “Uma equipe que trabalha em harmonia e em conjunto vai poder dar o melhor de si para a comunidade. A saúde mental deve ser enfrentada e trabalhada com todos”, salientou.

A secretária municipal de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, quer que com essa atividade os profissionais se sintam acolhidos. “O profissional estando bem toda a comunidade sai ganhando”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL