O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, está desenvolvendo oficinas culturais em diversas áreas, que estão oferecendo oportunidades de aprendizado para os participantes. Estão sendo oferecidas oficinas de teclado, acordeom (gaita apianada), violão, viola caipira, teatro balé e ginástica rítmica.

Neste início de trabalhos de 2023 estão sendo atendidos gratuitamente cerca de 500 alunos no contraturno escolar. Ainda há vagas para as oficinas de violão, viola caipira, teatro, balé e ginástica rítmica. Assim que as vagas forem sendo preenchidas, os interessados ficam em fila de espera.

O professor de acordeom (gaita apianada) e teclado, Amauri Machado, contou que a perspectiva para o ano é boa porque a procura está grande para as aulas. “É interessante observar que o curso está atendendo todas as faixas etárias, desde criança até adultos”.

O curso já tem revelado alguns talentos como é o caso da aluna Helena Zorzeto, 10 anos, que está a menos de um ano na oficina e já tem demonstrado grande habilidade. “Sempre gostei de teclado e quero aprender cada vez mais. Já sei tocar várias músicas”.

Uma das oficinas bastante procurada é a de balé, onde a professora Ândria Arieli Schmith Gonçalves destaca o esforço das alunas. “As meninas são muito esforçadas porque cada ritmo requer novas habilidades. Estamos com projetos muito legais para esse ano”.

A aluna de balé Izabela Saraiva Moraes, é um dos destaques da turma e com muito potencial. “Estou há 02 anos no balé que pra mim é bem legal e quero ir bem longe”.

Outra oficina que tem atraído muitos alunos é o teatro e as aulas começam em fevereiro. O professor Álvaro Sampaio está otimista com o ano e informa que há turmas de manhã e tarde. “Além do grupo municipal da dança que é formada por alunos que passaram pelas oficinas”. Álvaro cita que a maiorias dos espetáculos é infantil, no entanto, tem para adolescentes e adultos. “Vamos ensaiar um novo espetáculo adulto além de reproduzir o ‘mulheres’, estrelado ano passado, cuja ideia é levá-lo para festivais também”, destaca.

O objetivo da secretaria é atender a todos os interessados. “Alguns precisam ficar na lista de espera, mas são atendidos”, destaca a diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias. Os interessados podem entrar em contato pessoalmente no departamento de Cultura, localizado junto ao Centro Cultural Avelino Vieira, na Rua Souza Naves, 100, ou pelo fone/whats 3565-8147.

A diretora de Cultura completou dizendo que o ano promete muito aprendizado e diversas apresentações. “Os alunos vem para as aulas já perguntando quando vão se apresentar para a comunidade”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL