O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, vai implantar no dia 15 de fevereiro o programa ‘Protocolo de Atenção Básica à Saúde da Gestante’, que tem por objetivo proporcionar uma rede de atenção a todas as necessidades de saúde da mulher.

Serão realizados 09 encontros com diferentes temáticas e profissionais e o primeiro vai ser no dia 15 de fevereiro, às 08h30, no Lions Club , com a palestra ‘Mudanças do corpo, percepção da gestação’, com a psicóloga Inês Ferreira Welter. “Vamos ter ainda temas como amamentação, preparação do parto, alimentação saudável, cuidados com o recém nascido, direitos da gestante, pré-natal, planejamento familiar, parto e cesárea”, informa a enfermeira do programa, Marizete da Silva Nunes Ortiz.

As grávidas cadastradas no programa terão direito a acompanhamento de consultas de pré-natal, realização de todos os exames laboratoriais e ultrassonográficos e teste rápido para IST’s, avaliação odontológica e garantia de referência para o hospital maternidade.

No 1º encontro do dia 15, além da palestra, haverá o momento de acolhimento das gestantes e a triagem. “Além de conhecer as interessadas no programa e ainda realizar orientações e acompanhamentos”, completa Marizete.

O município de São Miguel do Iguaçu conta hoje com 202 gestantes, segundo levantamento realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde. “Nossa intenção é abranger todas essas gestantes e acompanhar de perto o desenvolvimento da gravidez para que tudo corra bem”, destaca a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL