O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, encerrou na noite de quinta-feira, 09, no salão de eventos do distrito do Balneário Ipiranga, o giro de Pré-Conferências da Saúde, evento preparatório para a XIII Conferência Municipal que será realizada no próximo dia 17 de março, a partir das 08h30, no Centro de Convivência do Idoso Ilze Terezinha Piccoli Pagot, situado na Rua Valentin Celeste Palavro – nº 651, Bairro Floresta.

Aconteceram ao todo 07 Pré-Conferências onde foram apresentadas 110 propostas para melhoria no atendimento do SUS. “Essas propostas serão levadas para a Conferência Municipal que irá decidir quais serão apresentadas na Conferência Estadual”, informou a coordenadora das Pré-Conferências, Lairce Maria Rippel.

Em cada Pré-Conferência se fizeram presentes diversos moradores das Estratégias Saúde da Família (ESF’s) de cada localidade. “Centenas de pessoas participaram com suas opiniões, o que nos deixou muito felizes”, conta a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti Queiroz.

O morador do Balneário Ipiranga, Domingos Bottini, foi para prestigiar o evento e disse que sempre foi bem atendido quando precisou do SUS.  “Precisei algumas vezes e fui prontamente atendido”, confirma Domingos.

Algumas propostas apresentadas nas Pré-Conferências já são colocadas em prática pela secretaria de Saúde. “Em Santa Rosa do Ocoí, por exemplo, a comunidade solicitou atendimentos com dermatologista e determinamos o atendimento do médico naquela localidade, região cujo problema de pele é grande”, informou a secretária Eloni.

O presidente do Conselho Municipal da Saúde, Zeferino Berres, ficou satisfeito com as inúmeras propostas apresentadas. “Tivemos, em média, 10 a 12 propostas em cada Pré-Conferência”, avaliou Zeferino.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL