O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, realizou na terça-feira, 14, na Estratégia Saúde da Família (ESF) São Jorge, um encontro de formação sobre Teste Tápido (TR) para as enfermeiras das 11 ESF’s do município.

O teste rápido é uma alternativa rápida na medicina para quem precisa do diagnóstico em pouco tempo e pode acelerar a tomada de decisão quanto ao tratamento e as orientações a serem seguidas: internação e isolamento ou não do paciente, seu encaminhamento para hospital ou até a eliminação de hipóteses diagnósticas.

Todas as Unidades de Saúde de São Miguel do Iguaçu realizam o teste rápido. “Procuramos nesse encontro recapitular com esses profissionais os procedimentos e analisar se as metodologias estão sendo aplicadas corretamente”, conta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Mônica Luiza Saviatto Cardoso.

Todo profissional que executa TR nas Unidades de Saúde deve participar continuamente das rodadas práticas e da rodada teórica do programa, de acordo com calendário anual. “Estivemos recentemente participando em Foz do Iguaçu das atualizações do programa e hoje estamos repassando para nossos profissionais”, conta a enfermeira  Renata Iara Campos da Silva.

A enfermeira Ângela Caroline Fachinello, da ESF do Panorama, conta que  esse momento de reciclagem é de fundamental importância para os profissionais. “A educação continuada é importante em qualquer área para saber o que mudou ou não”.

Para a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, uma das preocupações do Governo Municipal é ter seus profissionais sempre atualizados. “A formação deve estar presente de forma constante na vida de qualquer profissional”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL