O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforça a urgência para a doação de sangue no Estado, em especial dos tipos O- e A-. O pedido é feito, principalmente, devido ao feriado de Carnaval, período em que algumas unidades da rede estarão fechadas ou atendendo em dias específicos para novas doações.

Em janeiro, as 22 redes do Hemepar distribuídas pelo Paraná registraram 14.770 doações, superior ao mesmo período do ano passado, com 12.408 coletas. Para a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, o resultado se deve às campanhas de conscientização e ao contexto de superação da pandemia.

“Pela primeira vez, retomamos um número de doações consistente com o que possuíamos antes da pandemia. Isso nos possibilita uma maior capacidade de operação, o que significa que mais vidas serão salvas. Embora sejam dados positivos, é preciso seguir reforçando a importância da doação. A conscientização é nossa maior ferramenta”, disse.

O secretário estadual da Saúde, César Neves, lembra que todo tipo sanguíneo é bem-vindo, especialmente quando existem bancos de estoque em condição crítica. “O sangue é um elemento muito especial, considerando que não possui substituto. Por isso, sempre destacamos: doar sangue é salvar vidas”, afirmou.

Os homens podem doar sangue a cada dois meses, em quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano. Depois de coletado, o sangue é fracionado e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após essa etapa a bolsa fica estocada até o resultado dos exames para a liberação. Por isso, é importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado.

HEMEPAR – O Hemepar é a unidade da Secretaria estadual da Saúde responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

PARA DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

A doação pode ser agendada AQUI.

Confira a programação das principais unidades de coleta no Carnaval:

Paranaguá – fechado somente na segunda-feira, dia 20.

Curitiba – Hemepar – aberto todos os dias.

Curitiba – Biobanco – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Ponta Grossa – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Irati – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Guarapuava – aberto todos os dias.

União da Vitória – aberto durante o período da tarde de segunda-feira (20). Fechado na terça-feira (21).

Pato Branco – fechado somente na terça-feira (21).

Francisco Beltrão – fechado somente na terça-feira (21).

Foz do Iguaçu – fechado somente na terça-feira (21).

Cascavel – aberto todos os dias.

Campo Mourão – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Umuarama – fechado somente terça-feira (21).

Cianorte – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Paranavaí – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Maringá – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Apucarana – Aberto todos os dias.

Londrina – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Cornélio Procópio – fechado segunda e terça-feira (20 e 21). Aberto na quarta-feira, dia 22.

Jacarezinho – fechado segunda e terça-feira (20 e 21)

Toledo – fechado segunda e terça-feira (20 e 21)

Telêmaco Borba – fechado segunda e terça-feira (20 e 21)

Ivaiporã - aberto todos os dias.

Fonte: AEN