O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, desenvolve o programa de distribuição de fraldas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) com o objetivo de atender os pacientes que precisam fazer o uso da mesma e têm a necessidade comprovada por avaliação de um médico do próprio SUS.

Os beneficiados são pacientes com doença congênita, hereditária, permanente ou temporária; pessoa portadora de qualquer síndrome que impossibilite a pessoa a ter controle de suas necessidades fisiológicas; pacientes oncológicos; pacientes acamados; pacientes com problemas renais, intestinais, ou outros; pacientes nascidos prematuramente com problemas no desenvolvimento motor e pacientes que sofreram AVC – Acidente Vascular Cerebral.

Essas fraldas são adquiridas com recursos próprios do município.  No ano de 2022 foram atendidas pelo programa 1.024 pacientes com a distribuição de aproximadamente 73mil pacotes, com investimento estimado de R$ 300 mil (trezentos mil reais).

O munícipe beneficiado deve procurar o setor de Serviço Social, junto à secretaria de Saúde, munido dos seguintes documentos: prescrição médica devidamente preenchida por profissional; apresentação do Registro Geral- RG, ou Cartão SUS do paciente no ato da retirada.  “O fornecimento será realizado uma vez por mês junto ao Serviço Social na secretaria de Saúde, sendo que, havendo disponibilidade de estoque do insumo, o setor responsável (Serviço Social) poderá fazer a entrega para dois meses (mês atual e seguinte)”, informa a assistente social, Lairce Maria Rippel.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, disse que é mais uma forma de ajudar aquelas pessoas que passam por atendimento de saúde. “Uma maneira de auxiliar no custo do tratamento desses pacientes”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL