O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio das secretarias de Saúde, de Educação e de Cultura, Esporte, Lazer, Turismo, está desenvolvendo com crianças de 07 a 12 anos com obesidade o PROTEJA, programa que visa atividade física orientada no contra turno escolar e acompanhamento nutricional.

As atividades são desenvolvidas nas quartas e sextas-feiras, das 10h15 às 11h10, e nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, na Escola Municipal Vitorino Barbiero. Ainda há vagas e os interessados devem entrar em contato com a Equipe Multiprofissional pelo WhatsApp (45) 9.9914-5826. 

O objetivo do programa é deter o avanço da obesidade infantil e contribuir para a melhoria da saúde e da nutrição das crianças de São Miguel, além de propor uma ação integral. “Levantamento realizado nas escolas municipais aponta que atualmente o município tem 14,3% de estudantes com obesidade”, aponta a nutricionista e coordenadora do programa, Andreia Wendling Gracioli.

Acoordenadora da equipe Multidisciplinar, Marijane Bianchin Alves, relatou que a equipe está empenhada nesse projeto e espera bons resultados. “Esperamos que em pouco tempo possamos atingir a grande maioria de crianças com essa problemática”, completa.

Além das crianças, o foco do projeto são os pais. “É preciso também conscientizá-los de que seus filhos precisam de ajuda e acompanhamento de uma equipe de profissionais”, destaca a psicóloga, Talini Trich. O papel dos pais é muito importante nesse processo. “Se eles não participarem juntos, o projeto em si fica falho”, salientou Talini.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, lembrou que a obesidade é um problema de saúde pública, principalmente em crianças. “Traz a possibilidade de desenvolver diversas outras doenças crônicas, como quadros de hipertensão, diabetes tipo 2 e colesterol alto, além de problemas respiratórios, dificuldade para dormir, sensibilidade nas articulações e dor nas costas, entre outros muitos”, finalizou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL