O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, informa que vai iniciar na próxima segunda-feira, 20 de março, a vacinação bivalente contra a covid-19 para as gestantes e puérperas, mulheres que tiveram bebês recentemente, com doses do imunizante da Pfizer.

A aplicação das doses será realizada na Clínica de Especialidades, que está localizada na Rua Euclides da Cunha, n° 1345, centro, ao lado do Pronto Socorro do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo.

O imunizante bivalente conta com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra covid-19, composto pelas duas primeiras doses das vacinas monovalentes.

Essa é a terceira fase do programa de imunização da vacina bivalente para a população. Nas duas primeiras foram as pessoas com 60 anos acima, além daquelas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, sendo os abrigados e trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas; ribeirinhas e quilombolas. “Quem desse grupo não recebeu ainda venha na Clínica para ser imunizado”, informa a coordenadora de Imunização do município, Lucinei Aparecida da Silva.

O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 04 meses da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico).

A secretaria informa que está com horário estendido de atendimento na Clínica de Especialidades todas as terças e quintas-feiras, seguindo até as 20h00, para aplicação de todas as vacinas do calendário nacional e da covid-19, exceto o de covid para crianças menores de 12 anos e BCG.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, conta que a campanha bivalente seguirá por etapas para atender os grupos prioritários. “No dia 17 de abril será para os trabalhadores da Saúde, pessoas com deficiência, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional”, informou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL