O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da secretaria de Saúde, e a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu promoveram na terça-feira, 18, no auditório da Câmara Municipal, o ‘1º Seminário de Câncer Relacionado ao Trabalho’, para os profissionais da saúde do município.

O número de notificações e óbitos de câncer relacionado ao trabalho é grande. “Atualmente no estado estão notificados mais de mil casos desse tipo de câncer e no Oeste um caso”, informou a enfermeira da 9ª Regional, Marilene Aparecida Padeski Lacerda.

Os principais cânceres relacionados ao trabalho são de bexiga, encéfalo, face, pescoço, língua, mama e próstata. “O tipo de câncer depende na grande maioria do fator de risco à que o trabalhador está exposto”, explica Marilene.

O objetivo do seminário foi fazer com que os trabalhadores da saúde tomem conhecimento sobre essa temática. “No momento em que o paciente chega a uma Unidade de Saúde, o profissional precisa perguntar sobre aonde e como trabalha para que, com essas informações, seja possível traçar políticas públicas de prevenção a essas doenças”, destacou a enfermeira.

A técnica em Segurança no Trabalho da secretaria de Saúde, Ana Carolina Gracioli, informou que a Regional procurou o município para realizar esse trabalho. “Estamos oferecendo todo o apoio necessário para que essa temática tenha a sua devida atenção”, relatou.

A secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz, enfatizou que foi um dia especial para pensar um pouco mais sobre os acidentes no trabalho. “Buscamos sensibilizar os profissionais sobre isso e como proceder acerca dessa questão, tão presente na nossa região”, finalizou.

O evento fez parte ainda do Abril Verde, mês de conscientização da segurança no ambiente de trabalho.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL