O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio das Secretarias de Saúde e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, reuniu centenas de pessoas no sábado, 03 de junho, durante a realização do projeto ‘Criança em Ação’ no ginásio do Bairro Floresta, localizado ao lado a Escola Municipal Henrique Ghellere.

Mas de 20 profissionais das duas secretarias desenvolveram divrsas atividades como futebol de campo, capoeira, karatê, badminton, futsal, handebol, vôlei e atletismo. O evento chamou a atenção sobre os cuidados preventivos e marcou o Dia da Conscientização contra a Obesidade Infantil.

Além dessas atividades, teve ainda aula sobre nutrição e foi distribuído um lanche com muitas frutas. Na parte cultural, teve ginástica rítmica e apresentação de viola e violão.

A mamãe Adinéia Fontana, que levou os dois filhos para participarem pela primeira vez de um evento dessa natureza, disse que achou maravilhoso e muito importante. “Incentiva o esporte e a alimentação saudável na vida das crianças”, destacou.

O pai João Castilho também levou os seus filhos e parabenizou os idealizadores do projeto. “Isso aqui é muito importante e agradeço a todos os envolvidos porque percebo a boa vontade em ajudar as nossas crianças”, disse.

O evento teve apoio da Cooperativa Sicredi e contou com a participação dos acadêmicos de Educação Física da Faculdade Uniguaçu. “É uma experiência única e satisfatória ver as crianças saírem de casa e vir se divertir e aprender. Na minha vida acadêmica participar é um aprendizado e uma experiência incrível porque aplico na prática o que aprendo em sala de aula”, contou a estudante Vanessa Mediana Cavalheiro.

As nutricionistas ensinaram as crianças como se alimentar de forma saudável. “Queremos despertar nas crianças e suas famílias a importância da atividade física e ter uma alimentação mais natural possível”, enfatizou a nutricionista da prefeitura, Andréia Wendling.

As crianças, de fato, aprenderam a lição. Rogério Gomes, 12 anos, disse que aprendeu o que se deve comer e não comer. “Devo comer arroz, feijão, carne, verduras e muitas frutas. E evitar ao máximo salgadinho, doces e outras guloseimas”, contou.

A coordenadora da Equipe Multiprofissional, Marijane Bianchin Alves, informou que esse é um projeto novo e já vem dando resultados. “O projeto vem recebendo o apoio de todos e crescendo cada vez mais. Estamos felizes e vamos buscar melhorá-lo cada vez mais”, completou.

Para a diretora de Cultura, Marlei Scussel Farias, um evento que foi a oportunidade das crianças se divertirem, aprenderem sobre alimentação saudável com envolvimento de práticas esportivas. “Todos estão de parabéns porque é um projeto modelo”, finalizou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL