O governador Carlos Massa Ratinho Junior inaugurou nesta sexta-feira (1) a nova sede do 9° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu. A unidade vai centralizar o serviço administrativo e operacional de 11 municípios da região Oeste, trazendo mais agilidade nos atendimentos das ocorrências. O Governo do Estado investiu R$ 27,5 milhões na construção, iniciada em 2021.

É o maior e um dos mais modernos quartéis do Estado, construído para atender as cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste.

Ratinho Junior afirmou que o investimento busca o fortalecimento e a modernização do Corpo de Bombeiros e faz parte de um grande pacote de estruturação das forças de segurança do Paraná. “A corporação passou por uma reestruturação e ganhou independência administrativa e orçamentária. Além dessa grande estrutura, também inauguramos recentemente a nova sede de Ivaiporã, entregamos 60 ambulâncias para o Siate e logo vamos entregar a nova academia de formação no Guatupê”, disse.

“Foz do Iguaçu tem agora a maior estrutura do Corpo de Bombeiros do Paraná, com capacidade de atender rapidamente 11 cidades da região. Fizemos a maior contratação da história da corporação, com mais de 400 homens e mulheres atuando no Paraná, e vamos aumentar ainda mais esse efetivo com a realização de um novo concurso”, explicou. “É um investimento expressivo para modernizar nosso Corpo de Bombeiros, que é considerado um dos melhores do Brasil e agora tem mais um reforço para atender nossa população”.

O recurso investido é oriundo de um financiamento contratado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Já o acompanhamento técnico e fiscalização da obra foram feitos pela Diretoria de Edificações da Secretaria de Estado das Cidades.

“Além de melhorar o atendimento do Corpo de Bombeiros na região Oeste, também amplia a qualidade de trabalho e a formação dos profissionais que atuam aqui, para reforçar ainda mais o atendimento à população”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira. “Com a inauguração dessa nova estrutura, uma das unidades será aproveitada pela Polícia Militar para a instalação de uma Companhia de Turismo”. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo, explicou que o objetivo é ampliar os serviços prestados à comunidade. “Com isso conseguimos colocar mais viaturas, mais pessoal e temos a possibilidade de dar um atendimento melhor no combate a incêndios, nas operações de busca e salvamento e também no serviço do Siate”, afirmou. “Também vamos atuar junto com o SAMU, que vai utilizar a estrutura para dar mais agilidade nos atendimentos na região”.

ESTRUTURA – Com 5,8 mil metros quadrados de área construída, a estrutura tem dois pavimentos e vai concentrar todo o serviço administrativo interno e de atendimento ao público, a confecção dos boletins de atendimento do Siate e das demais ocorrências que chegam à corporação, além dos setores de vistoria e análise de projetos de edificações e eventos que são fiscalizados pelo Corpo de Bombeiros.

O prédio, localizado na Avenida Paraná, n⁰ 6.851, também abriga a Central de Gerenciamento das chamadas de emergência da região, além de contar com salas administrativas, refeitório, academia, espaço para fisioterapia, sala de atendimento à população, alojamentos com garagem e espaço necessário para armazenar os veículos e equipamentos do Corpo de Bombeiros e fazer a manutenção de barcos, caminhões e ambulâncias. 

Até então, Foz do Iguaçu contava com quatro quartéis dos Bombeiros. Dois deles passam a compor a nova estrutura e os outros dois, o Posto Morumbi e o Posto Maracanã, continuam ativos. A sede também vai gerenciar as unidades localizadas em Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Santa Helena. 

“A região de Foz do Iguaçu e todo o Paraná mereciam uma estrutura como essa, que vai maximizar a utilização do espaço e o nosso atendimento, além de poder oferecer cursos de formação, seminários e outros eventos dos Bombeiros e de instituições parceiras”, ressaltou o comandante do 9° Grupamento de Bombeiros, tenente-coronel Amarildo Ribeiro. “Também vamos reduzir o tempo de resposta das ocorrências, que já é baixo. O tempo do Siate para o atendimento pré-hospitalar, por exemplo, já gira em torno de cinco a sete minutos”.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, salientou que a estrutura tem capacidade para acompanhar o crescimento de Foz e das cidades vizinhas. “Foi um projeto muito bem planejado, pensando no crescimento da nossa região de fronteira, preparado para atender a comunidade pelo menos pelos próximos 20 anos”, complementou.

BOMBEIROS
Prédio vai atender Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Ramilândia, Matelândia, Missal, Santa Helena, Serranópolis do Iguaçu e Diamante d’Oeste. Foto: Ari Dias/AEN

 

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto; e do Turismo, Marcio Nunes; o comandante-geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; os deputados federais Sargento Fahur e Luciano Alves; e o deputado estadual Matheus Vermelho.

Fonte: AEN