Os 123 alunos que conquistaram medalhas de ouro na Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná (Omap) foram homenageados e premiados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, nesta terça-feira (12), em evento realizado em Foz do Iguaçu, na região Oeste. 

Além das medalhas, os vencedores foram contemplados com um curso de imersão em Matemática, que acontece até o dia 14 de setembro (quinta-feira), também em Foz do Iguaçu. Os estudos abrangem oficinas de lógica, álgebra, números, medidas, grandeza, geometria e tratamento da informação.   

Os estudantes também garantiram vaga na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBM), a ser realizada em outubro. A Omap reuniu todos os alunos do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio da rede estadual, que fizeram a Prova Paraná, no fim de abril. No total participaram da Olimpíada 867.285 alunos. Os medalhistas venceram a etapa final, que foi disputada por 4,5 mil estudantes.

A Omap é realizada pela Secretaria da Educação, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e busca contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. 

“É uma alegria fazer essa entrega aos vencedores da Omap. As medalhas premiam toda a dedicação e o esforço que os estudantes tiveram nesse processo. São todos vencedores por terem se desafiado ao longo da Olimpíada", afirmou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. "Para nós, é muito importante também podermos levar o conhecimento da Matemática para todo o Estado”.

O encontro em Foz também teve a participação do representante da Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), Samuel Barbosa Feitosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

DESAFIO – Para Fernanda Valentina Kraiczyi Bueno, 11 anos, do Colégio Estadual Cívico-Militar José Elias da Rocha, de Ponta Grossa, a expectativa é grande para os próximos desafios “O aprendizado da Matemática abre portas para muitas carreiras e acredito que este foi o primeiro passo para  novas conquistas que estão por vir”, disse. 

“Foi a primeira vez que participei de uma olimpíada e já ganhei uma medalha e um curso. Estou muito feliz. Não foi fácil, mas me concentrei bastante e isso foi o que me ajudou a ter um bom resultado”, contou Mario Yudi Benício Teodoro, de 11 anos, do 6º ano, também do Colégio Cívico-militar de Ponta Grossa.

OMAP – Até o resultado final, os participantes da Olímpiada de Matemática das Escolas Estaduais do Paraná vivenciaram uma verdadeira maratona de estudos. Do total de 867.285 participantes, 106.614 passaram para a segunda fase (em torno de 10%), que aconteceu no mês de junho. Já os 4,5 mil alunos que chegaram à final fizeram as provas entre 31 de julho e 4 de agosto.

Além de contribuir para a melhoria da proficiência dos estudantes em Matemática, a Olimpíada também potencializa a aprendizagem relacionada ao componente, envolvendo unidades temáticas do currículo (geometría, álgebra, números, grandezas e medidas, probabilidade e estatística).A Omep envolve estudantes de todo o Estado, do ensino fundamental - anos finais (6º, 7º, 8º e 9º anos) e ensino médio (1ª, 2ª e 3ª séries), tanto do ensino regular quanto das escolas de tempo integral.