O Comitê Intersetorial para Controle da Dengue de São Miguel do Iguaçu esteve reunido na tarde de quinta-feira, 14, na sala de reuniões da Academia da Saúde, localizada ao lado da UBS Central Rosa Rosanelli Boles, para definir os últimos detalhes da para a realização do projeto ‘Túnel da Dengue’, que terá início na próxima segunda-feira, 18 de setembro.

A ação, que será desenvolvida pelo Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Saúde, vai explicar de forma lúdica os ambientes de proliferação do mosquito Aedes Aegypti e o ciclo da doença em uma estrutura montada na área externa do Paço Municipal, que vai receber alunos e a comunidade em geral.

O ‘Túnel da Dengue’ tem cerca de 20 metros de comprimento e deverá receber cerca de 320 estudantes dos 3º anos das escolas do município no período entre os dias 18 e 27 de setembro.

O projeto visa conscientizar e motivar a comunidade escolar para intervir na manutenção da saúde e do meio ambiente, demonstrando a importância da prevenção e combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti no ambiente escolar e comunitário.

Outra atração do projeto é que enquanto os alunos estiverem aguardando a vez de entrar no túnel, poderão participar de oficinas de desenhos, pintura e montagem de armadilhas do mosquito. “Os alunos do 3º ano que visitarem o túnel estarão concorrendo ao sorteio para as visitas domiciliares, que serão realizadas pela equipe de Agentes de Combate a Endemias” disse o diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante.

O objetivo das visitas domiciliares é a verificação e posterior constatação que o imóvel esteja livre de criadouros do mosquito. “Se o imóvel se encontrar em condições ideais, o aluno sorteado terá direito a kit de uniformes e materiais escolares, caso contrário será realizado novo sorteio. As visitas serão realizadas sem data e horários previamente agendados pela equipe de endemias”, explicou Adamante. Os professores que trabalharam durante o ano conteúdos com a temática relacionada à dengue também serão premiados.

O ‘Túnel da Dengue’ tem o apoio de diversas secretarias do Governo Municipal, entidades, Associação da Casa da Amizade do município e Sicredi. “Resolvemos apoiar a ideia porque entendemos ser uma questão de saúde pública de extrema urgência”, contou a assistente de negócios do Sicredi, Andressa de Lima.

A Associação da Casa da Amizade (ACA) de São Miguel do Iguaçu é uma parceira fundamental nos projetos da dengue realizados na cidade. “Entendemos que os estudantes são um público de multiplicadores de ações dessa natureza e a associação tem como meta desenvolver e apoiar esses projetos”, disse Darlene Kuhn, da ACA.

Aproveitando o encontro com os membros do comitê, foram apresentados ainda os números do 1º Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) do ano epidemiológico, que começou em agosto de 2023.

De acordo com os dados levantados pelos Agentes de Controle de Endemias (ACE’s) entre os dias 11 e 14 de setembro de 2023, o Índice de Infestação Predial (IIP) é de 3,2%, que classifica o município com médio risco ou alerta de surtos ou epidemias, pois o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

Os principais focos do mosquito estão dentro dos lotes. “É impressionante quanto lixo que acumula água foi encontrado pelos agentes dentro dos lotes”, alertou a chefe de divisão da Vigilância Ambiental e Sanitária, Ana Carolina Gracioli.

O risco maior de uma epidemia de dengue em São Miguel do Iguaçu ocorre nos meses de abril e maio, porém as medidas preventivas precisam ser tomadas ao longo dos 12 meses do ano. “Queremos evitar que uma epidemia aconteça, dessa forma, estamos desenvolvendo diversas ações de prevenção. Uma delas é esse ‘Túnel da Dengue’”, destacou a secretária de Saúde, Eloni Terezinha Conzatti de Queiroz.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL