O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 19, a cerimônia de abertura do ‘Túnel da Dengue’, projeto desenvolvido com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a comunidade da importância de prevenção contra a doença.

A ação, que compreende uma estrutura montada no pátio em anexo ao Paço Municipal, vai receber até o dia 27 de setembro estudantes e a comunidade em geral para a visitação ao túnel, que está dividido em cinco etapas: explicações sobre a chegada do mosquito Aedes Aegypti ao Brasil, ciclo da doença e a manifestação clínica dos sinais e sintomas, quintais irregulares, trabalho de prevenção e demonstração de como é um quintal ideal livre de criadouros.

Nesse período também acontecerão oficinas de pintura, desenho, confecção de armadilhas para o mosquito e orientações individuais e coletivas sobre a temática.

É uma ideia construída em conjunto com os membros do Comitê Intersetorial de Controle da Dengue e parceiros como o Sicredi e Associação da Casa da Amizade. “Um projeto fundamental e necessário porque estamos em uma região que favorece todos os anos a ocorrência de epidemia da doença”, disse a presidente do comitê, Bárbara Bruna Simeoni.

Na abertura do evento, além das lideranças e autoridades, teve a presença dos integrantes da Academia da Saúde. “Tudo muito lindo e maravilhoso e nos ensina a cuidar para que essa doença diminua o máximo possível”, contou Marli Guisleri, integrante da academia.

O diretor da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ademir Ferreira, destacou que esse projeto vem de encontro ao trabalho da Secretaria de Estado que é a conscientização e a busca de soluções para essa doença. “Um projeto espetacular e que sirva de modelo para outros municípios”, destacou.

Segundo o diretor-clínico do Hospital e Maternidade Municipal São Miguel Arcanjo, Dr. Pedro Matias de Araújo, um projeto que não tem outro igual no Brasil. “Se buscarmos no Google ‘Túnel da Dengue’ vai aparecer somente o de São Miguel do Iguaçu e, por isso, que sirva de iniciativa para outras comunidades desenvolverem também”, enfatizou.

Ele lembrou ainda que durante a epidemia da doença é triste ver o hospital lotado e tantos pacientes sofrendo. “Precisamos prevenir a dengue de todas as formas e maneiras”, completou Dr. Pedro.

O diretor da Vigilância Sanitária e da Atenção Básica em Saúde, Djonathan Adamante, falou que tudo está sendo perfeito e muito bem organizado. “Um projeto impactante e que vai fazer a diferença em São Miguel do Iguaçu”.

Para o vice-prefeito Claudio Rodrigues, é uma união de esforços para combater essa terrível doença. “É fundamental a participação de todos porque o município sozinho não consegue resolver esse problema que traz tanto sofrimento para nossas famílias”, citou.

O prefeito Boaventura Motta ficou feliz em ver tamanha mobilização para combater a doença. “Nós que amamos esse município precisamos nos unir e juntos combater essa terrível doença”, ressaltou.

Ainda durante o lançamento oficial do ‘Túnel da dengue’, aconteceu a apresentação de um teatro encenada pelos alunos do departamento de Cultura, com a peça intitulada ‘Assembleia dos Mosquitos’. Essa peça será apresentada nas escolas do município.

O ano epidemiológico da dengue terminou no último dia 31 de julho e o município de São Miguel do Iguaçu apresentou números alarmantes, com o registro de 4.238 notificações e 1.669 casos positivos, o maior da história. Foram confirmados ainda 41 casos de chikungunya, doença transmitida pelo mesmo vetor, o Aedes Aegypti.

O boletim do ano epidemiológico 2023/2024 divulgado nessa terça-feira, 19, pela Secretaria de Saúde aponta 159 notificações de dengue, 18 confirmados e 78 em investigação. O da chikungunya são 02 casos confirmados.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL