Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, 18, o dia ‘D’ de conscientização sobre a saúde do homem e de combate à dengue. As ações mobilizaram muitas pessoas e atingiram um grande número de São-Miguelenses.

A programação voltada ao público masculino, alusiva ao Novembro Azul, teve vacinação, atendimentos odontológicos, testes rápidos para os homens e, em alguns casos, solicitações de exame de PSA. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ficaram abertas nesse dia.

O Sr. Ilson Kutz disse que o principal na vida é se cuidar e aprovou a ideia de se fazer essa ação no sábado. “Dia em que a maioria pode comparecer aos postos. Ótima iniciativa”, contou.

Foram atendidos cerca de 180 homens com a realização de 159 testes rápidos, 43 solicitações de exames de PSA, além de outros exames, vacinas de rotina e atendimentos odontológicos.

A programação alusiva ao Novembro Azul segue nesta quarta-feira, 22, no Lions Club de São Miguel do Iguaçu, a partir das 19h00. Haverá palestra, requisição de exames, sorteio de brindes e um delicioso café para os homens.

A ação de combate à dengue foi desenvolvida pelos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias, em parceria com a Associação das Casas da Amizade, do Rotary Club. Teve blitz no centro da cidade com distribuição de panfletos explicando sobre a doença.

Além disso, a equipe passou a madrugada do sábado fixando balões brancos em postes e árvores de algumas ruas da cidade com frase de combate à dengue.

Para o Sr. Alvício Ghiel é uma ação fundamental porque todos precisam cuidar. “Eu e minha esposa tivemos a doença e nosso lote está sempre limpinho o que leva a crer que fomos infectados em regiões sujas onde o mosquito estava”, desabafou.

A presidente das Casas da Amizade da região, Darlene Kuhn, contou que é uma força tarefa entre poder público e associações com o objetivo de levar as pessoas a compreenderem que a dengue está dentro de nossos lares. “Não haverá nada no mundo que acabe com o mosquito se cada um não fizer sua parte”, completou.

A Secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, agradeceu o empenho e a dedicação de todos nessas ações. “Trabalho fundamental para preservar a saúde das pessoas da nossa comunidade”.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL