Representantes do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) e do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e da regional da Copel (Companhia Paranaense de Energia) estiveram reunidos na manhã de segunda-feira, 15, para debater melhorias nos serviços de energia prestados pela empresa.

A reunião foi solicitada pelo departamento de Serviços Oeste da Copel, da regional de Cascavel, que atende 105 municípios do Oeste e Sudoeste, para avaliar a eficiência dos canais de comunicação com o consumidor, como o telefone 0800 e o aplicativo da Copel via telefone celular, além de discutir questões relevantes para a área de atuação da empresa e buscar soluções conjuntas que beneficiem os consumidores e a comunidade em geral.

De acordo com o gerente do departamento de Serviços Oeste, Paulo Roberto Nachtygal, o Procon tem uma atuação bastante técnica e é muito importante para analisar o nível de satisfação dos usuários. ‘Ele acaba fazendo uma análise mais detalhada da situação trazida e permite que a Copel, como prestadora de serviço, analise aquela situação específica registrada no Procon, levada com informações, para que a gente possa verificar se nossos procedimentos estão adequados, se eventualmente precisam de alguma melhoria ou se houve alguma falha que mereça uma nova tratativa para que a gente consiga sanear aquela situação’ explicou.

A diretora do Procon do município, Adriana Moretto, reforçou a importância de os consumidores registrarem sua insatisfação, caso não tenham uma resposta nos meios oficiais da empresa. ‘O Procon vem buscando de forma atuante solucionar problemas que envolvam empresas, inclusive a Copel, sempre buscando que o consumidor obtenha êxito em seus questionamentos e serviços. Caso o consumidor não seja atendido nos canais de atendimento da Copel, que procure o departamento do Procon, assim conseguiremos formalizar a reclamação para possíveis soluções através do Sistema Nacional Pró-Consumidor’, orientou.

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, reforçou a preocupação do Governo Municipal com o fornecimento da energia elétrica e destacou mais um momento em que a gestão vai atrás deste tema, ao lembrar que na última sexta-feira, 12, participou de uma audiência pública com a Copel em Medianeira. ‘Estivemos na semana passada participando da audiência e hoje nos reunimos novamente para ouvir e também cobrar a Copel. Como saldo dessa importante reunião, fica a orientação para nossos produtores rurais, pessoal da indústria e comércio, para que também use o Procon. A nova subestação só ficará pronta no ano que vem, mas nossas empresas urbanas e rurais não podem sofrer o que está acontecendo. E, caso não sejam atendidas, é muito importante fazer esse registro, para depois esses dados serem usados para cobrar até mesmo a Aneel’, destacou.

Paulo Nachtygal, aproveitou ainda para elogiar o trabalho da gestão municipal, que tem um Procon ativo e atuante na busca dos direitos dos consumidores. ‘Estamos visitando todas unidades do Procon da regional. Dos 105 municípios, são apenas 18 que tem Procon estabelecido’, relatou.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL