O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por intermédio da equipe de Saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) Santo Antônio, realizou nesta semana uma ação de verificação e atualização da caderneta de vacinação dos colaboradores da empresa Friella, sendo disponibilizadas também as vacinas contra a influenza.

A ação deu resultado e foram vacinados cerca de 200 colaboradores da empresa. “O objetivo foi garantir o acesso à vacinação aos colaboradores, atualizando o esquema vacinal preconizado e contribuindo dessa forma para proteção contra a doenças em âmbito individual e coletivo”, contou a diretora do departamento de Atenção Básica, Ana Laura Martens.

Para a enfermeira Gabriela Canan Recalde, esse trabalho vem de encontro a uma ação de prevenção às doenças e de combate às notícias falsas sobre a vacinação. “Precisamos resgatar a importância da vacinação que foi profundamente atacada por notícias falsas nos últimos anos”, observou.

O colaborador da Friella Cleverson Faustino de Paula Oliveira, contou que essa é uma atitude para conscientizar as pessoas da importância de serem vacinados. Ele elogiou essa ação de ir até à empresa para realizar a vacina. “Nem sempre temos tempo para ir até a Unidade Básica de Saúde”, relatou.

O sócio proprietário da Friella, Daniel Valiati, salientou que a empresa tem essa parceria com a Saúde do município e que vem dando certo. “Temos de nos preocupar com a saúde dos nossos colaboradores porque com a chegada do inverno vem também as doenças e a vacinação é o melhor caminho para a prevenção”, destacou.

Dados da Secretaria de Saúde apontam que foram vacinados contra a gripe até o momento 4.311 pessoas, 37% do público-alvo que é de 12.219. Na última semana a vacina contra a gripe foi liberada para toda a população a partir de 06 meses de idade.

A vacinação está à disposição em todas as Unidades Básicas de Saúde do município das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 16h30 Na Unidade Básica Central o horário é estendido todas as terças e quintas-feiras das 17h00 às 19h00.

“Atividades como essas de vacinação extramuros é primordial para que a vacina chegue a diferentes públicos, facilitando a acessibilidade de muitos que não conseguem ir a uma Unidade de Saúde”, reforçou a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL