A equipe que desenvolve as atividades do projeto ‘Academia da Saúde’ de São Miguel do Iguaçu apresentou o projeto nesta quinta-feira, 06, para médicos, enfermeiros, secretários, diretores e demais profissionais da saúde dos nove municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu.

O evento aconteceu na Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) em Medianeira-PR e contou com a presença de cerca de 130 profissionais da saúde. “A temática do encontro foi sobre o autocuidado e autocuidado apoiado. Por isso, fizemos o convite para a equipe de São Miguel do Iguaçu para somar com esse tema a partir de um belo trabalho que é desenvolvido no município que é a Academia da Saúde”, contou a tutora da 9ª Regional, Patrícia de Oliveira dos Santos.

Patrícia completou dizendo que o projeto tem um excelente desenvolvimento. “Está muito ligado à questão da saúde e um vínculo especial com a população, muito importante para a cidade e esperamos que outros municípios ‘copiem’ a ideia”, observou.

Para a coordenadora da Atenção Primária de Medianeira-PR, Renata Aléssio, a academia da saúde de São Miguel é um projeto bem interessante. “Os profissionais estão bem comprometidos com o trabalho e são perseverantes. A equipe foi criando vínculos e percebemos o quanto a comunidade se engajou no seu desenvolvimento”, destacou.

“Estamos construindo o projeto da academia de saúde desde 2018 em São Miguel do Iguaçu. Hoje temos uma equipe multiprofissional estruturada, com educadora física, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e agente comunitária de saúde, o que faz que o cuidado com o paciente seja integral. Conquistamos a confiança da gestão e da comunidade com muita dedicação e amor a esse projeto”, conta a fisioterapeuta do programa, Laís Ferreira de Farias.

O projeto alavancou nos últimos anos e atualmente atende 160 pessoas, principalmente idosos. “Poder levar nosso trabalho a outros municípios, como uma experiência exitosa de autocuidado e fortalecimento de vínculos, deixa toda a equipe realizada, porque é um reconhecimento sobre a grandiosidade do nosso trabalho diário que fazemos, que é realizar a prevenção e a promoção de saúde no nosso município”, completou Laís.

A secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta, disse ter orgulho da ‘Academia da Saúde’ porque é um trabalho de prevenção e acolhimento. “É qualidade de vida para a comunidade”.

Os interessados em participar do projeto ‘Academia da Saúde’ podem comparecer às academias nos horários das atividades: segundas, quartas e sextas-feiras, às 07h45, ao lado da Unidade de Saúde Central e às terças e quintas, também as 07h45, na praça do distrito de São Jorge.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL