A primeira foi realizada nesta quinta-feira, 04, na Escola do Trabalho João Manoel Scheffer, sobre ‘Reaproveitamento de resíduos têxteis’, com a oficineira Tássia Coppini. “Trabalhamos desde a teoria sobre os tecidos e a produção de alguns itens a partir desses resíduos”, contou Tássia.

A aluna Soeli dos Santos disse que a oficina foi um novo aprendizado. “Pode até ser uma forma de renda para a família”, observou.

Segundo a gestora do grupo de gestores municipais em Educação Ambiental, Ionara Fernanda Hofmann, esse é um novo convênio do município com a Itaipu Binacional. “Nos próximos 04 anos o município terá diversas oficinas para formação de conhecimentos teóricos e práticos, de maneira ativa e reflexiva”, destacou.

As demais oficinas para 2024 são: ‘Produção de sabão e detergente a partir de óleo de cozinha usado’, que será realizada no dia 31 de julho; ‘Compostagem doméstica’, programada para o dia 22 de agosto; e ‘Arborização de áreas urbanas’, que será dia 25 de outubro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Claudinei de Almeida, nosso município está capacitando a população para entrar em diversos nichos de mercado que só tem a crescer. “A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está de portas abertas para ajudar a alavancar essas práticas de desenvolvimento sustentável”, completou.

Essas oficinas integram as atividades do convênio da Linha Ecológica da Itaipu Binacional, em parceria com o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Governo Municipal.

A ação é coordenada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, por meio das gestoras municipais de Educação Ambiental – GMEA.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO, IMPRENSA E MIDIA SOCIAL