O Flamengo sobrou em 2019. Arrebatador, o time carioca impôs seu estilo de jogo ofensivo e marcou 150 gols em 74 partidas oficiais. Com 49 vitórias, o Fla teve a segunda temporada mais vitoriosa do século. O São Paulo foi o único time da elite brasileira que não foi derrotado pelos rubro-negros.

Em contrapartida, Avaí (29), Botafogo (28) e CSA (26) foram os times com mais derrotas em 2019. Apenas o Glorioso não foi rebaixado, mas conviveu com o perigo até a reta final do Campeonato Brasileiro. Flamengo foi o único clube a sofrer menos de 10 reveses na temporada, foram nove no total.

No primeiro balanço publicado no GloboEsporte.com, o Cruzeiro era o único invicto dos três meses iniciais de 2019 e liderava em aproveitamento. O incontestável Mano Menezes sucumbiu ao cargo após três anos, o clube entrou em crise política e os resultados em campo não vieram. Um dos candidatos ao título do Brasileirão não confirmou o favoritismo e, pior, acabou rebaixado pela primeira vez na sua história à Série B.Apesar de no ano ter tido o 15º aproveitamento (47%), a campanha celeste no Brasileirão foi péssima, com apenas 36 pontos conquistados em 38 partidas (31,6% de aproveitamento). O time mineiro foi quem mais empatou na competição: 15 vezes e ainda sofreu 16 derrotas.

Confira o ranking de aproveitamento dos times da Série A em 2019, considerando apenas as competições oficiais disputadas (sem amistosos):

Flamengo tem o melhor aproveitamento dos times da Série A na temporada — Foto: InfoesporteFlamengo tem o melhor aproveitamento dos times da Série A na temporada — Foto: Infoesporte

Flamengo tem o melhor aproveitamento dos times da Série A na temporada — Foto: Infoesporte

OBS: a Copa Santa Catarina e a Copa Fares Lopes não foram consideradas porque Avaí, Ceará, Chapecoense e Fortaleza jogaram com equipes alternativas

Conforme percebe-se no ranking acima, o Flamengo também sobrou também em número de gols marcados. Com 150 bolas na rede, o time bateu seu recorde de gols em uma temporada neste século. O Grêmio de Everton Cebolinha e cia. marcou 125 vezes em 2019 e foi quem mais chegou perto da marca rubro-negra.Apenas cinco equipes marcaram mais de 100 gols em jogos oficiais neste ano: Flamengo, Grêmio, Atlético-MG, Palmeiras e Santos. O Athletico-PR ficou perto, com 99 gols. Isso sem considerar a Taça Suruga, torneio com formato amistoso.

Do outro lado, Goiás (87), Chapecoense (79) e Avaí (76) foram as equipes mais vazadas entre os 20 da Série A de 2019. Assim como o Cruzeiro, o Verdão do Oeste também sofreu o primeiro rebaixamento de sua história. A melhor defesa foi do Palmeiras, com 44 gols sofridos na temporada.

Os destaques principais de 2019 foram os seguintes:

  • Melhor aproveitamento: Flamengo - 73%
  • Mais vitórias: Flamengo - 49
  • Mais derrotas: Avaí - 29
  • Mais jogos: Atlético-MG - 76
  • Pior aproveitamento: Avaí - 36%
  • Melhor ataque: Flamengo - 150 gols
  • Pior ataque: CSA - 53 gols
  • Melhor defesa: Palmeiras - 44 gols sofridos
  • Pior defesa: Goiás - 87 gols sofridos
  • Melhor saldo de gols: Flamengo - 86


Por Roberto Maleson


Fonte: Globo Esporte