O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu iniciou nesta semana a execução da obra do projeto de requalificação urbana da Rua Farroupilha, no setor central da cidade, abrangendo uma área total de 2.307,70 m².
A iniciativa tem como principal objetivo solucionar problemas históricos relacionados à mobilidade, acessibilidade e à carência de vagas de estacionamento na região. O projeto é resultado de uma parceria entre o Governo Municipal e a Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), responsável pela doação do projeto arquitetônico.
Com a obra, será possível ampliar significativamente a oferta de estacionamento na região central, passando de 78 para 119 vagas, um crescimento de aproximadamente 53%. Além disso, o projeto contempla a criação de novas áreas de descanso para pedestres, reorganização do tráfego, aumento da segurança viária, correção das faixas táteis, readequação dos acessos às lojas, construção de rampas de acessibilidade e ampliação da rede de drenagem pluvial, eliminando pontos de alagamento ao longo da via.
Durante a execução dos trabalhos, haverá interdições parciais na pista nos trechos em que as equipes estiverem atuando. “Contamos com a colaboração e compreensão dos empresários e pedestres durante o período das obras, cuja execução deverá ser rápida”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Valcir Teixeira.
O secretário também registrou e agradeceu o apoio da ACISMI na construção do projeto. “Tudo começou na gestão do Jolmir Raimundi, quando a ideia foi levantada e foram realizadas audiências com os empresários sobre o assunto. O projeto amadureceu na gestão da atual presidente, arquiteta Aline Sari. Agradecemos o empenho e dedicação”, reconheceu.
Os empresários estão otimistas com a obra, que deve solucionar um dos principais gargalos do centro, relacionado ao estacionamento. “Assim o fluxo de pessoas no comércio também será maior, o que vem em benefício de todos. Perdíamos muitas vendas aqui porque os clientes não encontravam estacionamentos”, destacou o empresário Anderson Barbieiro.
O empresário Jolmir Raimundi, ex-presidente da ACISMI, explicou que o projeto contou com o envolvimento das forças vivas do município, com apoio do Governo Municipal e do Legislativo. “A ACISMI elaborou o projeto, que foi aprovado pelos empresários, pelo Governo Municipal e pelo Legislativo”, salientou.
Para o prefeito Boaventura Manoel João Motta, a requalificação da Rua Farroupilha representa mais um passo no processo de transformação urbana do município. “Estamos pensando em uma São Miguel mais organizada, acessível e preparada para o futuro. A requalificação da Rua Farroupilha vai valorizar o comércio, melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais conforto e segurança para a população”, afirmou.
ASSESSORIA DE IMPRENSA